top of page

BRICS quer criar moeda global de ouro para desafiar supremacia do dólar


Por que todos os países têm que basear seu comércio no dólar?


A verdade é que eles não precisam e o BRICS, - organização econômica formada por Brasil, Rússia, ÍNDIA, China e África do Sul- acabou de anunciar a criação de uma moeda comercial lastreada em ouro para competir com o dólar, que é lastreado por crédito ou ‘‘confiança’’.


OS BRICS - apesar das polêmicas envolvendo cada país individualmente- continua sendo uma união promissora, formada por países com escalada do PIB, que já superar coletivamente o G-7 - grupo dos países mais industrializados do mundo.


gráfico do PIB somado do G7 vs o PIB somado dos países do BRICS
BRICS superar o PIB do G7

No início desse mês, o embaixador russo no Quênia anunciou que pelo menos 20 países estão na fila para se juntar aos BRICS.


E a nova moeda já deve estar sendo pensada pelo menos desde 2022, quando muitos Bancos Centrais do mundo compraram 1.135 toneladas de ouro, o maior volume de compras desde 1967. Em 2022, após anos sem alterar de forma substancial a quantia de ouro nas reservas internacional, o Banco Central Brasileiro comprou a maior quantidade de ouro das últimas duas décadas. Em dois meses, o BC acrescentou 53,7 toneladas de ouro às reservas, totalizando em 121,1 toneladas, o que elevou a posição do Brasil da 42ª posição para 32ª no ranking mundial.


Gráfico histórico mostrando as reservas de ouro do Brasil
Reservas de Ouro do Brasil


Apesar desse aumento, a grande parte da reserva continua sendo formada por títulos conversíveis em dólares e Euro, mas enquanto as reserva das moedas de ouro, dólar, yen japonês, libra esterlina, dólar canadense e dólar australiano caíram, as reservas de ouro e da moeda chinesa subiram desde 2013.



Reservas Internacionais do Brasil
Reservas Internacionais do Brasil

Entre os países de destaque na compra da moeda em 2022, está a Rússia, China, Turquia, Índia, Catar e Uzbequistão.


A China adicionou em 2022, 62 toneladas de ouro as suas reservas e diminuiu em 20% sua participação nas dívidas dos Estados Unidos.


Turquia comprou 148 toneladas, índia 33 toneladas e Catar 35 toneladas.


A Rússia, não está divulgando suas reservas, mas analises estimam que o pais possa ter dobrado sua reserva, somando 2.298 toneladas. Com isso, a Reserva de Ouro da Rússia deve representar cerca de 20% do total das reservas cambias do país.


Outros páises que sofrem com as sanções dos EUA, como a Hungria também estão na lista dos compradores de ouro.

A medida que as reservas de ouro sobem, as reservas em dólar nesses paises came.

Kommentarer


''Todos os modelos estão errados, mas alguns são úteis".
George Box
bottom of page