top of page

Yearn.finance ($YFI): a última fronteira dos empréstimos descentralizados

O yearn.finance ($YFI) eclipsou o valor do Bitcoin e conquistou esse pódio após 34 dias de seu lançamento. Essa miríade descentralizada sincronizou um projeto embrionário e sua ascensão meteórica através de supply baixíssimo de apenas 30.000 tokens (spoiler: o $YFI foi criado para não valer mais do que zero), um sistema de governança insano e um ecossistema DeFi robusto de recompensas.


Esse artigo/tutorial em vídeo é um convite à caça da última disrupção dos rendimento descentralizados. E uma tentativa de fazer com que mais pessoas possam aproveitar o potencial das moedas que elas mesmo compram (talvez, só pelo FOMO).

Índice 🗂️

O que você vai aprender aqui

  • Contexto dos empréstimos descentralizados

  • Overview yearn.finance

  • O Earn, do yearn.finance e os yTokens

  • yCRV: o smart índice ''yToken''

  • Vaults: estratégias rendimento

  • Mecanismos de controle yearn.finance: os Yearn Improvement Proposal (YPI)

    • Token $YFI

    • Governança

  • As Recompensas do ecossistema YFI

  • Os Riscos do yearn.finance

  • Métricas yearn.finance para ficar de olho


Contexto dos empréstimos descentralizados 🗺️

A popularidade das criptomoedas é alavancada pela epopeia de seus preços. Mas comprar uma criptomoeda é muito diferente de utilizar os benefícios do projeto adjacente. Manejar essa complexidade crescente requer incentivos relevantes capazes de criar abordagens criativas.


O mercado de empréstimo é um bom partido para prover esse incentivo. Emprestar dinheiro é uma prática milenar, usada historicamente para financiar atividades comerciais arriscadas, como navegar por águas inexploradas em mundos mantidos por elefantes e descobrir novas rotas comerciais. Enquanto conquistamos terras e mares, mecanismos cada vez mais eficientes de empréstimos foram sendo criados para ampliar e suportar empreendimentos cada vez mais ambiciosos.


O desenvolvimento de instrumentos financeiros descentralizados (DeFI), tais como empréstimos, esbarra constantemente no problema da alta volatilidade, correlação excessiva das criptomoedas ou colateralização excessiva (ex: $100 em ETH = ~$140 em DAI) das alternativas descentralizadas. Alternativas como USDT e USDC criaram tokens estáveis, mas não resistentes à pontos de falência centralizados. Elas ficaram apenas com o (Fi)nance do conceito. Para construir DeFi verdadeiramente eficientes, é necessário tokens primitivos (base-monies) descentralizados.


Como bons exploradores, os entusiastas da descentralização já estão há 10 anos com burburinhos sobre os empréstimos e já movimentam bilhões de dólares anualmente. Mas é preciso caçar em terras inexploradas. O yearn.finance é o navio através do qual podemos explorar sistemas sofisticados de empréstimos descentralizados, construíndo base-monies inovadores capazes de potenciar as DeFi.

Overview yearn.finance 👀

O projeto, lançado no dia 15 de julho por Andre Cronje, atingiu uma ATH de $ 16.700 no dia 20 de agosto e atraiu muita atenção. No momento de escrita desse artigo, o $YFI ocupa a 46 posição no coinmarketcap, com uma capitalização de $ $375 milhões. Sendo negociado na casa dos US$ 13.4 K (ou seja: 1 YFI > 1 BTC).


O yearn.finance é um protocolo criado para maximizar as capacidades DeFi. E inúmeros produtos estão sendo desenvolvidos a partir desse protocolo. O mais popular (e operacional) é o yearn.finance - um mecanismo que otimiza o rendimento dos empréstimos de criptomoedas através de smart contracts que movimentam os ativos entre diferentes pools de liquidez (atualmente Compound, dYdX e Aave).


Outros produtos:

  • yswap.exchange - market makers automatizado para provisão de liquidez unilateral e ganho de rendimentos como LP. O ecossistema está focado em ativos compostos de base Aaave (aBTC, aLEND, aMKR, aMANA, aKNC, aLINK, aUSDC, aREP, aDAI, aTUSD, etc), mas suporta ativos compostos de BTC ( renBTC, wBTC, sBTC), Synthetix (sAUD, sEUR, sCHF, etc) e nativos (LEND, MKR, MANA, KNC, LINK, USDC, REP, ZRX, BAT, DAI, TUSD, USDT etc). (funcionando)

  • ytrade.finance - negociação alavancada entre stablecoins ($ DAI, $ USDC, $ USDT, $ TUSD e $ sUSD) (testnet)

  • yliquidate.finance - liquidações automatizadas de capital via Aave (testnet)

  • iborrow.finance - cofres de delegação de créditos via smart contracts para empréstimos (testnet)

O ecossistema yearn.finance funciona através de 04 tokens diferentes: $YFI, yTokens, yCRV e yyCRV/yyToken.


O Earn, do yearn.finance e os yTokens 💱


No '''modelo tradicional'' dos empréstimos de ativos digitais, se um emprestador quer otimizar o seu rendimento, ele move seus ativos constantemente, buscando a plataforma que paga a maior recompensa pelo empréstimo. Esse processo demanda tempo e é atualmente bastante custoso em termos de gas.

comparação entre plataformas de empréstimo: loanscan.io


A inovação do yearn.finance/earn é que nesse protocolo, os usuários não apenas emprestem ativos e recebam juros por isso, mas o ativo emprestado é movido de forma automatizada entre protocolos, buscando sempre o maior rendimento disponível. É possível pensá-lo como um bot que otimiza o rendimento, ao alocar via smart contracts os ativos na pool que paga melhor. Assim, os emprestadores economizam tempo e dinheiro!


Então (figura acima), se o Compound paga 4.4% de rendimento pelo empréstimo de DAI, o Aave paga 5.92% e o dYdx paga 5,51%, o protocolo vai mover o seu empréstimo pro Aave, sem que você precise de preocupar ou pagar por isso. Mas como o yearn.finance faz isso?


Basicamente, os usuários emprestam stablecoin na plataforma e o protocolo transformam eles em 'y Tokens', uma espécie de token yield otimizado que representa a liquidez da stable emprestada.

Se você depositou DAI, você deve transformá-la em yDAI para aproveitar a otimização yearn.finance. Com esse processo, é possível otimizar a alocação entre as pools disponíveis.


As ''ytokenizações'' disponíveis hoje são:

($DAI, $USDC, $USDT e $TUSD) > (yDAI, yUSDC, yUSDT e yTUSD)



yCRV: o smart índice ''yToken'' 🧐

Mas o yearn.finance vai além da ''simples'' otimização inteligente dos empréstimos. Ele desenvolve estratégias robustas de investimentos e potencializa o protocolo com uma governança (loucamente) descentralizada.


Um dos grandes destaques se dá através do Curve Finance, um protocolo Ethereum que agrega diferentes pools e otimiza o swap das stablecoins. Quando usuários depositam seus yTokens (yDAI, yUSDC, yUSDT e yTUSD) no Curve, eles são agregados ao ypool Curve e se transformam em (yCRV).



Quando usuários recebem yCRV, eles passam a receber, além do rendimento das stablecoins emprestadas, uma parte das fees das transações que ocorrem no pool Curve escolhido e os tokens de governança $YFY.


O yCRV funciona como uma transferência de valor que precisa ser apenas ''igual a si mesmo'' para funcionar. Se você fornece $ 1 em USDT para este novo AMM, ele cria $ 1 em token de transferência. Quando outra pessoa fornece $ 1 em DAI, ela também cria $ 1 em token de transferência. Então, o yCRV não é um stablecoin e não vale $1. Seu valor é equivalente ao valor de todos os ativos colocados no sistema combinados.


Pense no yCRV como um smart índice de ystablecoins (yDAI + yUSDC + yUSDT + yTUSD) emprestadas em troca de juros que também gera recompensa (em yCRV) aos provedores de liquidez (% por trade realizado no Curve.fi Y pool).


Com os yCRV, o yearn.finance consegue prover liquidez, enquanto mantém sua estabilidade interna resistente à pontos de centralização (usando várias stablecoins, colateralizadas em diferentes ativos, ele cria um token primitivo mais resiste) e se beneficiar dos rendimento dos protocolos subjacentes.


Observação:

Se você realiza um depósito de yToken em outro serviço yearn, você receberá um yyToken. Da mesma forma, se você deposita yCRV no yVault, você receberá um yyCRv (particularmente, não entendi bem a função dessa terceira derivação 🤷).


Resumo do Earn e do yCRV 💡



Vaults: smart contracts de rendimento 💸

Os usuários yearn.finance podem investir manualmente no melhor APR, escolhendo onde alocar seus yTokens ou podem utilizar contratos inteligentes modulares Vaults para otimizar os rendimentos (você pode consultá-las no feel-the-yearn.app) enquanto economizam gas (pagando apenas pelo depósito e retirada). A taxa anual de rendimento (APY) do Vaults é postada diariamente no twitter, mas um dashboard está sendo construído.


Estratégias podem ser enviadas por qualquer pessoa na seção ''strategy'' do fórum gov.yearn.finance (mas a maioria foi desenvolvida pelo Andre). E aquelas com recompensas externas serão divididas entre o ecossistema da governança, os produtos de rendimento e o criador da estratégia. O yCurve é uma dessas estratégias, mas existem várias outras disponíveis, tais como:



Mecanismos de controle yearn.finance: o Yearn Improvement Proposal (YPI) ⚖️

A governança é a espinha dorsal dos ativos digitais descentralizado. É através dela que melhorias são feitas, de forma a garantir a evolução constante dos protocolos digitais. Mas o yearn.finance levou a governança a um novo (e perigoso) patamar.

Cada um dos componentes do ecossistema yearn.finance possui mecanismos de controle, taxas e regras que podem ser modificadas através de Yearn Improvement Proposal (YIP) submetidos no gov.yearn.finance e votadas on-chain através do token de governança YFI.


Token YFI

O YFI é um token com suprimento total estático de 30.000 e valor zero (a questão do supply foi votado pela Proposal 0) utilizado para participar da governança do protocolo. Os usuários recebem $YFI como recompensa por fornecer liquidez ao protocolo. E o token foi desenvolvido com o objetivo de permitir que as pessoas participem ativamente da governança do protocolo yearn.finance.

Governança

Qualquer pessoa pode iniciar uma proposta no fórum gov.yearn.finance e propor modificações e atualizações do protocolo yEarn através de um YIP, incluíndo questões como:

  • Estrutura de governança

  • Economia do protocolo

  • Propostas de melhoria

  • Estrutura de alocação das fees

  • Incentivos de valores agregados


Se a proposta for relevante (não há qualquer critério objetivo ainda para isso), ela será submetida à discussão on-chain (as propostas on-chain estão disponíveis em ygove.finance/vote). Se aprovada nesse processo, ela é implementada. O quorum mínimo é de 20% (dos YFIs) e a aprovação acontece com 50% dos votos YFIs a favor.

Para participar da votação on-chain entretanto, é necessário apostar os tokens YFI nos YIP. As YIPs estão disponíveis no dashboard de votação da yips.yearn.finance.

O $YFI inaugura um novo paradigma, em que usuários controlam completamente o protocolo e sua governança. A cada novo endereço criado ou transação realizada, os usuários são incentivados a participar da governança e garantir a segurança do protocolo através de seus tokens YFI.


As Recompensas do ecossistema YFI 💰


O yearn.finance permite pagamentos “passivos” sem a necessidade de pagamentos mensais ativos. Os fornecedores de liquidez (que são responsáveis pela gestão ativa do ecossistema) são recompensados ​​ de diversas formas, em destaque:

  • Taxas de juros dos empréstimos

  • Token COMP do Compound

  • Token CRV do curve.fi

  • Fee de trade da curve.fi/y

  • Taxas de alavancagem e bônus de liquidação ytrade.finance

  • Sistema de fee yswap.exchange

  • Bônus de liquidação yliquidate.finance

As taxas são coletadas diariamente e semanalmente e podem ser solicitadas (queimando os tokens YFI) a qualquer momento através do contrato de governança. Quando a reivindicação é feita, o contrato vault transforma as recompensas em aDAI via 1split.eth (dex on-chain de 1inch.exchange) e envia os fundos para o contrato de recompensa.


Atualmente, a questão da queima do YFI está em votação on-chain através da Proposal 1. Ao invés de queimar o token, alternativa proposta diz respeito à criação de um sistema de aposta, em que os detentores $YFI possam realizar uma reivindicação pro-rata no pool de recompensa.



Os Riscos do yearn.finance 🚥

Para os navegantes que já enfrentaram os mares animados de 2017, os pumps DeFi são motivos de atenção. O yearn.finance depende de um ecossistema complexo para funcionar: stablecoins centralizadas, descentralizadas, colateralizadas em dólar e em ETH. yStablecoins, pools de liquidez descentralizadas e estratégias de investimento.


Problemas em qualquer um desses quatro ''grupos' de agentes'' podem ser um problema para o protocolo. Mas, o que realmente me preocupa no momento, é como as discussões da governança yearn.finance estão sendo feita. A descentralização é algo lindo, mas com riscos proporcional. No mínimo, é curioso imaginar o resultado de ''qualquer'' pessoa poder votar em questões complexas, como o rumo de um protocolo DeFi.


Então é isso, boa sorte a todos nós que navegamos em mares inexplorados.


Métricas yearn.finance para ficar de olho 👁️


Buscas no Google



Atividades on-chain




Referências 📚



''Todos os modelos estão errados, mas alguns são úteis".
George Box
bottom of page