top of page

Com quantas latinhas se faz um Bitcoin? A história de um catador Bitcoiner

1 kilo de latinhas (aproximadamente 67 unidades) = 4.200 satoshis. Ele quer provar que catadores também podem ser investidores de criptomoedas.

homem com latinhas olhando para o horizonte com bitcoin como esperança
O sucateiro Cripto

Comumente ouvimos as pessoas dizerem '' eu não tenho dinheiro''.


''Não tenho dinheiro para investir. Para realizar meu sonho.'' E todas as variações possíveis de ''não tenho dinheiro para...''.


Desde cedo, meu pai sempre me ensinou que a melhor desculpa do manco, era a própria muleta. Meu pai também me proibiu quando criança, de falar a frase ''não passo'' ou ''não consigo''.


Ele sempre me dizia: '' Não conheço essa palavra. Dá seu jeito.''


E eu tinha que dar.


Eu sempre precisei merecer tudo e provar que eu merecia. Quando você é criança, isso faz com que a relação com seu pai não seja das melhores. Quando você é adulto, faz com que você esteja preparado pra vida real.


Há alguns dias, eu me deparei com uma história que me lembrou as lições do meu pai e de quem quer fazer, arruma um jeito. Quem não quer, arruma uma desculpa.


Imaginem a situação: você tem seu trabalho, mas claro, precisa usar o salário para pagar suas contas e sustentar sua família. Mas você quer mais. Você quer investir. Nesse momento, você tem duas opções: reclamar ou DAR SEU JEITO.


Ele deu!


A história do Sucateiro Cripto


O ''Sucateiro Cripto'' talvez seja uma das pessoas com a história de inspiração que mais me tocou recentemente. Eu o conheci quando ele me marcou como uma das ''influencers'' que lhe ajudam a conhecer o mercado.


Ele me contou que quando conheceu o Bitcoin, queria começar investir no mesmo dia, mas não tinha dinheiro.


Então ele resolveu que iria DAR SEU JEITO. A ideia: vender latinhas e converter o que conseguissem em investimento em criptomoedas. Ele adotou o hábito de pegar latinha nos eventos que frequentava e passou a sair aos finais de semana de bicicleta para procurar latinhas e reciclar.


'' Na maior parte das vezes, as pessoas reciclam para levar alimento pra casa. Mas quero mostrar que eles também podem investir. Eu quero alcançar o pessoal da minha classe social. Quero que eles saibam que Nós também podemos ser investidores.''

homem reciclando latinhas
o sucateiro cripto




O Sucateiro é Bruno Oliveira, que se apresenta como '' Pai de duas filhas lindas, Luiza de 16 anos e Camila de 2 anos, Marido de Gisele. Da cidade de limeira, conhecida como terra da Laranja e da Bijuteria e agora, O SUCATEIRO, investidor cripto.''



Bruno também conta que agora em todo canto que vai, busca as criptomoedas (ops, latinhas). E que a busca pelas latinhas de bicicleta também está fazendo bem pra saúde, já que incentiva o exercício.










Um aspecto que me chamou muita atenção foram as publicações do Sucateiro no Instagram. Ele sempre mostra a reciclagem, quanto conseguiu com a venda, quanto comprou em Bitcoin ou Ethereum e qual influencer ou portal ajudou com a educação necessária.






Mas então, com quantas latinhas se faz um Bitcoin?


Eu perguntei a Bruno sobre o mercado da reciclagem de latinhas, quanto ele consegue coletar e por quanto consegue vender. Segundo Bruno:

1 kilo de lata (aproximadamente 67 unidades) = R$ 5.50 ~ 4.200 satoshis

Para o Sucateiro acumular 1 BTC, ele precisaria coletar 23-28 mil kilos ou 1.5 - 1.8 milhão de latinhas.


No cotidiano dele, ele demora cerca de 2-3 para coletar 1 kilo, enquanto mantém seu trabalho atual.


4.200 sats a cada 3 dias = 42.000 sats/mês e 504.000 sats/ano


Se o Bitcoin chegar ao $100K, considerando que o Sucateiro conseguiu acumular 504.000 sats em 2023, ele terá R$ 2124 adicionais - mais do que um 13º dos trabalhadores com salário mínimo.


Sabe aquele amigo ou familiar que sempre diz que não pode começar a investir porque não tem dinheiro? Compartilha essa história com ele.

''Todos os modelos estão errados, mas alguns são úteis".
George Box
bottom of page