top of page

O Trabalho do Futuro: Mapeando Oportunidades

Este artigo analisa as oportunidades do trabalho do futuro na nova economia mundial e as habilidades necessárias para aproveitar as oportunidades que surgirão com o desenvolvimento de tecnologias disruptivas e inovadoras.


Desde a Revolução Industrial, a rotatividade e a substituição regular de velhos tipos de trabalhos por novos está se acelerando. Assim como a erosão dos trabalhos formais. Agora, na Quarta Revolução industrial, as inteligências artificiais estão aumentando a produtividade dos humanos e também apresentam a possibilidade de substituir esses mesmos humanos.


Apesar da discussão sobre a substituição da mão de obra humana por robôs, o desenvolvimento de novas tecnologias também cria demanda por milhões de novos empregos, com vastas novas oportunidade para as pessoas. Mas a questão é as novas oportunidades de trabalho mudarão de acordo com a necessidade da evolução tecnológica, econômica e social.


De acordo com o Fórum Económico Mundial, até 2030, entre 75% e 85% das profissões do futuro ainda não existam hoje. Então é preciso lembrar, as transformações são a regra e para atender a demanda dos empregos emergentes, é necessário estar atento ao futuro, observando tecnologias que ainda não estão completamente desenvolvidas.


Nós criamos uma lista de mais de 50 produtos e tecnologias inovadoras que vão desenhar as tendências do futuro. Mas aqui, vamos focar em alguns problemas da sociedade e os possíveis trabalhos do futuro.


Conheça os Trabalhos do Futuro


A criação de novas tecnologias será responsável por impulsionar o crescimento de novas habilidades, que serão responsáveis pelos postos dos trabalhos do futuro. O Fórum Econômico Mundial apresentou em Davos no início deste ano, um conjunto de sete clusters que devem representar a maioria dos postos de trabalho emergentes na Nova Economia. Segundo o relatório, as áreas são:


(1) Economia do Cuidado

(2) Data e Inteligência Artificial

(3) Engenharia e Computação de Nuvem

(4) Economia Verde

(5) Pessoas e Cultura

(6) Desenvolvimento de Produtos

(7) Vendas, Marketing e Conteúdo




(1) A Economia do Cuidado

Em todo o mundo, o número de pessoas com mais de 65 anos vai dobrar entre 2019 e 2050. Em 2030, a geração mais velha dos EUA deve superar em números totais seus filhos pela primeira vez na história do país. O envelhecimento da população é um grande problema econômico e também um problema de saúde pública, que vai de problemas biológicos à problemas psicológicos causados por exemplo, pela solidão. Novos produtos e serviços precisarão ser criados para solucionar esses problemas. As oportunidades emergentes dessa nova realidade são abundantes e serão responsáveis por uma parcela relevante dos postos de trabalho do futuro.


>Exemplos de trabalhos do futuro da Economia do Cuidado: treinadores atléticos, trabalhadores de recreação, assessores de cuidados pessoais, terapeutas respiratórios, instrutores de aeróbica, terapeutas ocupacionais e fisioterepeutas.


(2) Economia de Dados e Inteligência Artificial

O mundo se torna cada vez mais complexo, global e interconectado. Para lidar com a crescente complexidade e volume de informações que são criados a cada segundo, a inteligência artificial terá um papel sem precedente para compreensão e desenvolvimento de soluções para os problemas do futuro.


>Exemplos de trabalhos do futuro da Economia de Dados: especialista em inteligência artificial, cientista de dados, engenheiro de dados, especialista em Big Data, analista de dados e analista de insights

(3) Engenharia e Computação de Nuvem

A crescente complexidade dos negócios e de seus processos cria desafios cotidianos para o armazenamento e processamento de informações, em qualquer negócio. Se somarmos essa complexidade ao crescente número de ataques hackers e dispositivos comprometidos, criamos um campo minado nas empresas, que pode explodir qualquer hora. Os engenheiros de computação em nuvem são responsáveis por criar sistemas interoperáveis, robustos, flexíveis e seguros.


>Exemplos de trabalhos do futuro em Engenharia e Computação de Nuvem: engenheiro de Cloud, desenvolvedor Python, engenheiro Full Stack, desenvolvedor Javascript, desenvolvedor Back End, desenvolvedor de software Dotnet, engenheiro de plataforma e gestor de DevOps


Economia Verde

O aumento da produção, consumo e crescimento da população está completamente relacionado com a economia verde. Para sustentar nosso crescimento, é necessário que desenvolvamos fontes sustentáveis de energia e formas eficientes de lidar com nosso lixo, que inclusive já está se tornando um problema fora da Terra. A economia verde tem a missão de tornar nossa vida possível e ela será responsável por muitos trabalhos no futuro.


Em entrevista ao El Pais, Ignacio Galán, presidente da holding Iberdrola, responsável no Brasil pelo controle da Neoenergia e das distribuidoras Coelba, Celpe, Cosern e Elektro, acredita que o setor de energia sustentável pode gerar até 30.000 empregos. Para Galán, a única solução para a crise da covid-19 é a mudança de atitude, rumo ao sustentável.


>Exemplos de trabalhos do futuro na Economia Verde: técnico de sistemas de gestão de gás metano/aterro, técnico de turbinas eólicas, técnicos de processamento de biocombustíveis, instaladores de energia solar, especialistas em recursos hídricos, diretores de sustentabilidade, especialistas em sustentabilidades, engenheiros de água/esgoto, operadores de reatores de energia nuclear e especialistas em prevenção de incêndio e desmatamento.


Pessoas e Cultura

O desenvolvimento de novas tecnologias cria tanto um desafio para os trabalhadores, que precisam desenvolver novas habilidade, como para as empresas, que precisam dessa mão de obra para criar produtos inovadores e responder às mudanças da sociedade. As empresas precisam criar sistemas eficientes de recrutamento e onboarding para lidar com a crescente dinâmica dos novos postos de trabalhos, assim como criar culturas internas capazes de reter esses especialistas.


>Exemplos de trabalhos do futuro sobre pessoas e cultura: recrutador de mão de obra de tecnologia da informação, especialista em aquisição de talentos, gerenciamento de negócios, desenvolvimento de funcionários, especialista em parcerias de negócios e recursos humanos.


Desenvolvimento de Produtos

A rápida transformação da sociedade exige que as empresas desenvolvam novos produtos de forma cada vez mais eficiente. Agora, novos lançamentos periódicos e atualizações deixaram de ser um diferencial e se tornaram uma regra. Para lidar com a constante mudança no desejo dos consumidores, é necessário especialistas capazes de criar novo produtos em tempo recorde e com qualidade inquestionável.


>Exemplos de trabalhos do futuro no Desenvolvimento de Produtos: product owner, assistentes de teste de qualidade, coach em metodologia ágil, engenheiro de qualidade de software, analista de produtos, especialista em Scrum e gestor de produtos digitais.


Economia da Atenção: Vendas, Marketing e Conteúdo

A criação de conteúdos e negócios digitais é cada vez mais simples. Qualquer pessoa pode criar um canal, um blog e um e-commerce em poucos minutos. A internet virou uma plataforma de guerra por audiência. Por isso, os especialistas em conteúdo, vendas e marketing digital, que conseguirem os melhores rankings em indexadores e forem capazes de fidelizar os clientes, terão um papel primordial em qualquer empresa. E serão responsáveis por grande parte do sucesso dos negócios.


>Exemplos de trabalhos do futuro na Economia da Atenção: produtor de conteúdo, especialista em growth hacker, especialista em sucesso do consumidor, gestor de mídia social, representante de vendas, especialista em conteúdo, especialista em parcerias, gestor de e-commerce, CSO, CMO e copywrite.


Conclusão

Na última década, muitas nações estão passando por perdas significativas em postos de trabalho. Os países desenvolvidos que concentram os trabalhos relacionados ao desenvolvimento de novas tecnologias conseguem fugir um pouco desse cenário.


Mas, não importa o país, em todo mundo há uma crescente substituição dos postos de trabalho e o surgimento de novas habilidades para respostas aos novos desafios da Nova Economia.

Apesar do encolhimento na oferta geral de vagas, novas oportunidades de emprego continuaram a surgir. Para se preparar para esse novo mundo, os trabalhadores precisarão olhar para o futuro e enxergar oportunidades que ainda não estão consolidadas.


É preciso estar preparado para a disrupção!


''Todos os modelos estão errados, mas alguns são úteis".
George Box
bottom of page